Vídeos musicais e genéricos

A relação entre os vídeos musicais e os genéricos televisivos terá sido pela primeira vez identificada por John Fiske no capítulo «Carnival and Style» da sua obra Television Culture (1.1 FISKE 1987). Fiske estende a ausência de produção homogénea de sentido que tinha identificado no vídeo musical aos genéricos («title sequences») e aos spots publicitários sob o pretexto destes três formatos televisivos partilharem duas características fundamentais: a de promoverem um bem («commodity») e a de terem sido produzidos para serem fruídos diversas vezes durante um determinado período de tempo. Estas características têm como consequência a partilha de diversas características estilísticas, conformando-os como potenciais textos producentes, isto é, textos que exigem um assinalável esforço criativo por parte dos telespectadores que desejam empenhar-se na sua fruição, aqui conceptualizada como um acto de leitura (1.1 FISKE 1987: 251).

Ora a convergência dos vídeos musicais na Web Social, tornou ainda mais visível esta similitude estética e estrutural entre os dois formatos, tendo sido recorrente o surgimento de vídeos musicais que mais não são do que imaginativos exercícios de justaposição de diversos genéricos, sejam eles cinematográficos ou televisivos. Deixo-vos aqui 3 exemplos particularmente engenhosos para faixas de Dan Black, Justice e Buck 65.



5 comments on “Vídeos musicais e genéricos

    • Excelente exemplo. Ainda para mais porque não o conhecia. Há também o exemplo de um dos últimos clipes do Kanye West inspirado num genérico de um filme do Gaspar Noé (depois venho cá colocar o link).

  1. Pingback: Ena! Hiperligações! « mv flux

  2. Pingback: Watch, men: the times they are a-changing « mv flux

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s