Curadoria digital

Uma das formas mais comum de os utilizadores das plataformas digitais exercerem a sua fruição participativa na Web Social consiste em filtrar a imensa oferta de conteúdos mediáticos e de partilhá-los com os seus pares, isto é, os restantes utilizadores com os quais possuem ligações sociais. A esta forma específica de fruição atribui-se o nome de curadoria digital.

O termo “curador” deriva do latim curator, que significava “guardião”, tendo originalmente um sentido eclesiástico que designava os sacerdotes responsáveis por guiar espiritualmente a alma dos devotos. A partir dos finais do séc. XVII, o termo começou a ser utilizado para designar os responsáveis pela custódia de uma biblioteca, museu, arquivo ou qualquer outro tipo de colecção mantida por uma determinada instituição. A partir do séc. XX, e à medida que a prática privada de recolher artefactos culturais se tornou cada vez mais corrente, o termo passou a referir-se igualmente a qualquer tipo de coleccionador, mesmo que este revelasse uma política de “aquisições” totalmente idiossincrática e carecesse de qualquer formação profissional específica ou sentido de serviço público. Com a emergência das plataformas digitais e o acesso dos utilizadores a uma torrente cada vez maior de informação e artefactos, a curadoria tornou-se numa prática essencial da fruição participativa. Como afirma Brian Eno, citado na obra Retromania de Simon Reynolds:

Curatorship is arguably the big new job of our times: it is the task of re-evaluating, filtering, digesting and connecting together. In an age saturated of new artefacts and information, it is perhaps the curator, the connection maker, who is the new storyteller, the meta-author. (2.1 REYNOLDS 2011: 130)

Vem tudo isto a propósito da série de 5 posts que irei publicar ao longo desta semana, que consiste numa selecção, muito subjectiva e idiossincrática, dos 25 vídeos musicais que mais fizeram vibrar a minha corda sensível em 2011.

5 comments on “Curadoria digital

  1. Pingback: Vídeos musicais 2011 – uma selecção #1 (de 5) « mv flux

  2. Pingback: Vídeos musicais 2011 – uma selecção #2 (de 5) « mv flux

  3. Pingback: Vídeos musicais 2011: uma selecção (#3 de 5) « mv flux

  4. Pingback: Vídeos musicais 2011: uma selecção #4 (de 5) « mv flux

  5. Pingback: Vídeos musicais 2011 – uma selecção #5 (de 5) « mv flux

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s