A música portuguesa a gostar dela própria

Não há volta a dar: é mesmo o acontecimento videomusical nacional dos últimos anos.

A Música Portuguesa a Gostar dela Própria é um projecto liderado pelo realizador Tiago Pereira e consiste numa genuína videoteca musical virtual que conta actualmente com mais de sete centenas de vídeos. Se a forma como o projecto está a ser diponibilizado na Web demonstra uma grande inteligência (um portal sóbrio e elegante com os respectivos vídeos sabiamente alojados numa página do Vimeo), os resultados são verdadeiramente assombrosos e repetidamente deslumbrantes. Os responsáveis definem o projecto como um

canal/arquivo de vídeos para celebrar a variedade da música feita em Portugal. Os vídeos são sempre filmados em espaços exteriores ou inóspitos aproveitando os sons ambientes e criando intimidade com os músicos. O microfone está sempre visível porque queremos trazer a música para a rua e vemos o mundo como um palco gigante.

Apesar de a ideia de filmar performances musicais em espaços exteriores não ser nova, a originalidade do projecto passa sobretudo pela forma como mistura artistas consagrados com manifestações contemporâneas da forma mais tradicional de difusão musical: a oralidade. O que este projecto consegue fazer é algo de verdadeiramente fabuloso: estender a criatividade vernacular que pulula na Web a cidadãos anónimos infoexcluídos. É como se estivéssemos a assistir ao crepúsculo do esbatimento da última fronteira da convergência dos media: a que separava a Web das mais recônditas profundezas que caracterizam os exercícios etnográficos. Tudo gloriosamente made in Portugal. Repito: é, sem dúvida, o acontecimento videomusical nacional mais importante dos últimos anos.

2 comments on “A música portuguesa a gostar dela própria

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s