Vídeos musicais interactivos: mais dois exemplos fresquinhos

Cá estou para partilhar mais dois exemplos recentes de vídeos musicais interactivos. Podem clicar aqui para aceder aos outros exemplos que já referi no blogue e ali (parte I e II) para aceder à descrição e ao enquadramento teórico que fiz do fenómeno.

Red Hot Chili Peppers: Look Around (Robert Hales, 2012)
Ideia bastante simples que consiste na utilização de um painel de comandos (esquerda, direita, zoom-in e zoom-out) para seleccionar em qualquer momento qual dos 4 planos (e respectivos enquadramentos) do vídeo que queremos visualizar. Inclui diversos easter eggs com galerias de fotos referentes ao making of da empreitada. Veredicto: nada de particularmente digno de nota ou original e, sinceramente, prefiro a versão não-interactiva do vídeo que consegue voltar a atribuir à música dos Red Hot uma energia e uma alegria que julgava desaparecidas há mais de uma década.

Chairlift: Met Before (Jordan Fish, 2012)
Isto é outra fruta. Apesar de, mais uma vez, circunscrever a interacção à componente visual do vídeo, este pequeno prodígio narrativo é uma espécie de versão videomusical de El jardín de senderos que se bifurcan, o clássico conto de Jorge Luís Borges: ao longo do vídeo, temos de escolher cinco vezes um de dois caminhos para o desenrolar da acção, dando origem a qualquer coisa como 32 (2 elevado a 5) diferentes segmentos videomusicais. O engenho é terrivelmente eficaz porque as narrativas estão sublimemente bem construídas: já perdi quase uma hora a ver uma dezena de versões e, como é óbvio, de tantas vezes ouvir a música, ela já não me sai da cabeça. É, de longe, o mais simples, eficaz e interessante vídeo musical interactivo que vi até hoje. Chapeau.

3 comments on “Vídeos musicais interactivos: mais dois exemplos fresquinhos

  1. ainda só vi uma vez e dois elevado a cinco sem sucesso. mas vou, e quero, multiplicar a atenção – e a iteração – para agarrar cada sequência. e depois digo coisas. :-)

  2. además, las narrativas dentro de la narrativa: canciones o música con los ojos en el interior, porque aquí se puede elegir.

    (ese pitufito precioso) :-)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s