Diaporamas Videomusicais (reprise)

Já tive a oportunidade de aqui abordar uma das novas tendências da videomusicalidade na Web Social: os diaporamas videomusicais (vídeos musicais vernaculares cuja componente visual consiste apenas num conjunto de imagens estáticas, podendo ou não conter carateres verbais estáticos ou em movimento). Nesse post, para além de definir os contornos desta tendência, argumentei igualmente sobre a sua importância na emergente paisagem mediática digital e como as suas características sublinham ou fazem emergir uma série de premissas imprescindíveis a um estudo da videomusicalidade digital.

Pois bem, venho agora complementar esta entrada com a identificação de um formato precursor desta nova tendência. Apesar de os diaporamas videomusicais constituírem um género inexistente na pretérita teledifusão dos vídeos musicais, é possível, no entanto, identificar um precursor desta nova tendência digital numa prática vernacular que remonta aos meados da década de 70. Os vids ou fanvids (originalmente denominados songvids de forma a distingui-los dos vídeos musicais profissionais teledifundidos pela MTV) são o produto de uma prática videomusical vernacular produzida por fãs (vidding) que consiste numa montagem de pequenos clipes de séries televisivas ou de filmes a uma trilha musical com um intuito narrativo ou argumentativo (1.1 COPPA 2008). Ora, os primeiros vids consistiam precisamente na justaposição de diaporamas (slideshows) constituídos por imagens de séries ou de filmes a temas musicais e a sua difusão estava nos antípodas da da televisão musical:

The circulation of their videos, even more than the circulation of fanzines, involves person-to-person transactions. The fan artists personally show their videos at conventions and often interact with the audience during their exhibition. The tapes are not sold commercially and are not mass-produced: their restricted circulation reflects both technological limitations and concern about copyright enforcement. (1.1 JENKINS 1992: 247)

Um exemplo clássico de fanvid é o de Both Sides Now (cliquem na hiperligação que o vídeo não é embebível no WordPress) realizado em 1980 por Kandy Fong e que consiste num diaporama de outakes da série Star Strek musicada com uma versão do tema homónimo de Joni Mitchell interpretada por Leonard Nimroy. Este vídeo acaba por conferir uma surpreendente dimensão humana a uma personagem tradicionalmente “plana” como o Dr. Spock.

Apesar das semelhanças estáticas entre este tipo de fanvids produzidos ainda numa era pré-MTV e os diaporamas videomusicais que actualmente povoam a Web Social, as diferenças são igualmente significativas ao nível do seu débito de produção, dos mecanismos difusores e do tipo de fanismo (cinematrográfico/televiso vs. musical) que os motiva. Ainda assim, parece-me que não sobrarão grandes dúvidas sobre o facto de o vidding ser, indiscutivelmente, uma prática precursora desta nova tendência da videomusicalidade digital.

5 comments on “Diaporamas Videomusicais (reprise)

  1. talvez anteriores à produção profissional de videos acabaram por ser, até, os diaporamas, uma ideia em potência com o mérito de persistirem aos tempos, às vontades, e ao desprezo da comunidade científica. quantas vezes eu ando à procura de uma música e aparece disto, que nem sabia bem o que era, e é disto que consumo sem qualquer espécie de timidez e preconceito de valor menor sobre a produção caseira e, está bem, básica.

    a partir de agora, paciência, terão de chapar com muitas linhas sobre o assunto.

    (até porque já sabem como designar os tais filhos bastardos) :-)

  2. Pingback: Vídeos musicais verbais | mv flux

  3. Pingback: Quadros e figuras sinópticas que me facilitam a vidinha | mv flux

  4. Pingback: Musikki | mv flux

  5. Pingback: Vídeos musicais textuais (reprise) | mv flux

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s